Respostas

2013-06-07T14:41:11-03:00

Então cara, a cerâmica grega é a manifestação mais conhecida deles.

Geralmente eram pintados nas cerâmicas temas do dia-a-dia deles, mitológicos (devido as crenças gregas) ou até eróticos. Eram pintados normalmente ou de vermelho, ou de preto e/ou com detalhes em branco.

E o fato importante sobre elas são as cenas registradas nas cerâmicas, o modo como eles imaginavam seus deuses, como eram seus hábitos e até mesmo para que eram usadas essas peças de cerâmica.

 

Agora sobre a Grécia Antiga , te prepara que agora é grande, hehehe.

 

Grécia Antiga 

A civilização grega foi a mais avançada do mundo antigo.

Foi na Grécia que o pensamento filosófico teve origem. O pensamento filosófico deu base para o desenvolvimento do conhecimento científico, ou seja, explicar os fatos através de jeitos que possam ser avaliados e comprovados. Antes disso só existia o pensamento mítico, baseado em crenças e mitos que não podiam ser comprovados, pois partiam da imaginação popular. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os principais filósofos da Grécia Antiga, contribuindo para a evolução de diversas áreas do conhecimento.

 

A sociedade grega tinha uma hierarquia bem definida: os periecos eram os habitantes da periferia e não tinham participação política; os esparciatas eram cidadões espartanos integrados ao exército ou negócios públicos, os escravos eram os prisioneiros de guerra ou pessoas escravizadas por terem dívidas; os hilotaseram servos do estado; os metecos eram estrangeiros ligados ao comércio e também não tinham participação na vida pública e finalmente os eupátridas eram as pessoas nascidas em Atenas, formavam a aristocracia latifundiária.

 

Eles também cultuavam vários deuses (eram politeístas),  pra eles os deuses eram "versões maiores" (como no jogo God of War, caso você tenha jogado alguma vez) dos homens e a única diferença era que os deuses eram imortais e poderosos, claro. Os deuses representavam forças da natureza, paixões e sentimentos humanos. Os heróis eram cultuados também e eram chamados de semideuses.

 

MAS, na Grécia também surgiram as olimpíadas!

Então brother, as olimpíadas era uma forma deles mostrar suas habilidades e homenagear os deuses (especialmente Zeus, o "deus dos deuses"). A primeira aconteceu há 2.500 a.C. com uma única competição: a corrida olímpica. A partir daí ficou estabelecido que as olimpíadas ocorreriam sempre a cada quatro anos, durante os meses de julho e agosto, sistema que é mantido até hoje. Com o passar dos tempos novas modalidades de esportes foram adicionadas as olimpíadas.

 

Ultima coisa

Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. Tem 3 mil metros de altura e é o ponto mais alto do país.

 

PS:Cara, isso é só um resuminho, tem bem mais coisa, mas passei só o mais importante, valeu!

1 5 1