Leia com atenção a opinião de
especialistas sobre feedback:

Feedback
negativo pode ser melhor do que elogios para a carreira

É isso que diz uma
pesquisadora da Universidade de Columbia, em Nova York, em uma entrevista: “O
que quero dizer com feedback negativo
construtivo não é uma avaliação que prejudique como a pessoa se vê, não é dizer
a alguém que ele é ruim ou que faz tudo errado”, explica a especialista em
administração Stacey Finkelstein. Para ela, a crítica construtiva é muito mais
útil do que o elogio, porque direciona os pontos que precisam ser melhorados em
vez de só dizer que uma pessoa é boa no que faz. Isso, segundo a pesquisadora,
ajuda muito mais na evolução do desempenho.


Fonte: http://gnt.globo.com/carreira-e-financas/noticias/Feedback-negativo-pode-ser-melhor-do-que-elogios-para-a-carreira.shtml.
Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado).




Feedback
positivo não é elogio

Dentre os equívocos
recorrentes acerca do feedback, estão a crença de que feedback serve somente
para corrigir falhas de comportamento e de que feedback positivo e elogio são a
mesma coisa.

Elogio pode ser, boa parte das
vezes, subjetivo e, não necessariamente, esclarecedor. Para alguém fazer um
elogio para outra pessoa, basta que algo lhe agrade ou cause boa impressão. Não
precisa ter fundamento ou justificativa.

Já o feedback positivo, quando
aplicado adequadamente, sempre se propõe a ser claro e objetivo. Ainda que o
comportamento sinalizado seja subjetivo, o feedback positivo ou de reforço
evidenciará as razões que o tornaram apropriado e os impactos deste
comportamento no trabalho. Desta forma o liderado compreenderá a razão de
repetir tal comportamento. Em suma, é o feedback positivo que reforça e solidifica
o comportamento esperado.

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/feedback-positivo-nao-e-elogio/70214/.
Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado).




A partir da análise das
opiniões acima e a discussão sobre as questões dos tipos de feedbacks proposta
no livro-texto, é correto afirmar que:

I. O feedback pode constituir
uma crítica destrutiva, quando desqualifica quem o recebe, sem explicar o que
precisa ser melhorado.

II. Tanto a crítica positiva quanto a negativa podem oferecer oportunidades de
desenvolvimento, quando elaborados adequadamente.

III. O feedback pode ser positivo, mas deve ser objetivo e claro, para que seja
construtivo e mais significativo que um elogio.

IV. A crítica, mesmo quando é negativa, pode ser construtiva quando indica uma
deficiência da funcionária que precisa ser sanada.


Assinale a alternativa que
apresenta as afirmativas corretas:

Escolher
uma resposta.







a. I, II e III.








b. III e IV.








c. I, III e IV.








d. I e II.








e. I, II, III e IV.



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Respostas

2014-04-20T16:17:10-03:00
alternativa (d)
I. O feedback pode constituir
uma crítica destrutiva, quando desqualifica quem o recebe, sem explicar o que
precisa ser melhorado.

II. Tanto a crítica positiva quanto a negativa podem oferecer oportunidades de
desenvolvimento, quando elaborados adequadamente.