1- Ao observarmos um surfista pegando uma onda temos nítida impressão de que ele é levado pela onda até a areia da praia. Essa impressão :

a) é correta , pois a onda transporta matéria e transmite energia.
b) é falsa , pois o surfista chega na orla da praia devido ao seu impulso inicial.
c)é falsa , pois o surfista é levado até a areia pelo vento que sopra no sentido do mar para a terra.
d) é falsa , pois o surfista apenas usa a superficie da agua como uma rampa movendo-se pela ação da gravidade
e) é correta , pois o surfista tem velocidade de deslocamento igual á velocidade de propagação da onda.



2- Todos os fenômenos físicos podem ser compreendidos como processos de transformação de energia . Qual alternativa descreve corretamente um processo dessa natureza?

a) um músuico toca uma corneta. Nesse processo a energia de ligação das moléculas dos alimentos ingeridos anteriormente se transforma em energia mecânica na movimentação dos pulmões que gera a energia sonora.

b) Um corpo que se movimenta por inércia sobre um plano com atrito perde energia exclusivamente em forma de som pois pode-se ouvir o barulho do atrito.

c) uma pessoa ao erguer um peso de massa 1kg a uma altura de 1 metro , gasta uma energia da ordem 1 joule.

d) não é possivel que um sistema físico perca energia pois a conservação de energia é um principio geral da natureza

3- A propagação de ondas em meios não dispersivos envolve necessariamente?a) movimento de materia
b) produção de energia
c) transporte de energia
d) consumo de energia
e) transporte de energia e matéria

explique.

2

Respostas

2014-04-20T20:33:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1)
a) é correta , pois a onda transporta matéria e transmite energia.

2)
a) um músuico toca uma corneta. Nesse processo a energia de ligação das moléculas dos alimentos ingeridos anteriormente se transforma em energia mecânica na movimentação dos pulmões que gera a energia sonora.

3)
c) transporte de energia 
2 5 2
A melhor resposta!
2014-04-20T22:16:20-03:00
Olá, PauloHCostódio.

1) a) Porque a onda no caso transporta a matéria que é o corpo do surfista e ao mesmo tempo, lhe da energia para que acompanhe ou se movimente sobre ela.

2) a) Porque quando o músculo se movimentam, se transforma em energia mecânica na movimentação do ar até ser solto, quando ele é colocado para fora, o ar se transforma em energia sonora através da corneta.

3) c) Porque nenhuma onda transporta matéria, ela somente pode transportar energia.
5 3 5