Respostas

2014-04-21T10:39:04-03:00
O 12x significa que eles tem a mesma quantidade de prótons e os termos independentes 16 e 12 significam que eles possuem número de massas diferentes, por isso são isótopos, por possuírem mesmo número de prótons e massas diferentes. 
A melhor resposta!
2014-04-21T10:45:16-03:00
Use a fórmula: A=Z+N em todos os elementos, lembre-se que A - número da massa, Z - número atômico e N- neutros 
X :  A=Z+N --- 12X+16=5X+8+64
                     12X-5X = 72-16
                     7X=56
                     X=8 -  Lembre-se que a incógnita do exercício equivale a 8.

Y : A=Z+N --- 15X+7=3X+30+73
                     15X-3X = 96
                     12X=96 
                     X=8

Z: A=Z+N --- 12X+12 = 3X+24+60
                   12X-3X = 84-12
                    9X=72
                    X = 8

Descobrimos as incógnitas, agora vamos substituir elas no número de massa, atômico e nêutrons.

Lembre-se que o número atômico é igual ao número de elétrons e ao número de pro´tons, portando:
X --- 5X+8 = 5.8+8 = 48
Y --- 3X+30 = 3.8+30 = 54
Z --- 3X+24 = 3.8+24 = 48
Repare que o número atômico é igual em X e Z, não há necessidade de substituir em número de massa e nêutrons, porque sabemos que Isótopos - são elementos que possuem mesma quantidade de prótons, portanto X e Z são isótopos, letra A.:) Espero ter ajudado..
1 5 1
muito obrigada, sua explicação me ajudou e muito
de nada:)