1- A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aconteceu no Rio de Janeiro, em julho de 2013, e atraiu visitantes do Brasil e de vários outros países.
2- Segundo a Prefeitura do Rio, 3,2 milhões de pessoas compareceram á cerimônia de encerramento da JMJ, que ocorreu na Praia de Copacabana.
A área da superfície ocupada pelas pessoas que compareceram à cerimônia de encerramento da JMJ equivale à área da superfície de cerca de N campos de futebol do estádio do Maracanã.Sabendo-se que o campo de futebol do Maracanã tem forma retangular com dimensões de 105 metros por 68 metros e adotando-se que, em uma concentração de grande porte como essa, um metro quadrado é ocupado por 4 pessoas, em média; então, considerando os dados apresentados, o número inteiro positivo mais próximo de N será
(A)45.
(
B) 57.
(C) 112.
(D) 136.
(E) 144.
Por Favor, me expliquem como efetuo essa operação. Obr desde já.

2

Respostas

2014-04-21T11:11:42-03:00
Area do maracana =105.68=7140 m^2

1m^2 = 4 pessoas

7140m^2= 4 .7140=28560 pessoas = 1 maracana

3 200 000 pessoas do JMJ dividindo tudo isso porr 4 encontramos a  area ocupada 
3 200 000/4=800 000m^2

para descobrir o valor de N divide-se a area do JMJ pela area do maracana  

N=800 000 / 7140 =112,04                                letra c
5 3 5
A melhor resposta!
2014-04-21T11:13:14-03:00
Bem vamos usar a famosa "regra de três" para resolver este problema.

1º)  Vamos descobrir quantas pessoas cabem em 1 campo de futebol

Como as dimensões de um campo são 105 x 68, basta multiplicar estes valores, já que tem o formato de um retângulo. Obteremos o resultado de 7.140 m²

2º) Vamos saber quantas pessoas cabem em 1 campo:
como cada metro quadrado cabe 4 pessoas, basta multiplicarmos 7.140 por 4 e obteremos:

7 140 x 4 = 28.560 pessoas

3º) Vamos descobrirmos 3,2 milhões de pessoas seriam colocadas em quantos campos de futebol?

1 campo = 28.560 pessoas
x            = 3.200.000 pessoas

x =  \frac{3200000}{28560} 
\\
x = 112,0448

Logo o resultado seria a letra "c" 112, se eu não me equivoquei nos cálculos..

Espero ter ajudado
4 4 4