Em uma pequena ilha habitada por apenas 100 habitantes, foi constatada a alta frequencia de uma determinada doenca genetica quando comparada a frequencia na populacao humana.
Esta alta frequencia da doenca pode ser justificada em parte, pelo endocruzamento (cruzamento entre parentes proximos). Entretanto um outro fator denominado de deriva genica tb pode contribuir para a prevalencia desta doenca.
A justificativa acima esta correta? Pir que?

2

Respostas

2014-04-21T14:50:00-03:00
Sim, porque sempre é passado 50% de gens do pai e 50% de gens da mãe, e em algum deles o gen da doença pode estar ali, e pode ser passado aos filhos. Por exemplo, se essa doença for recessiva, aa. Um homem aa cruzar com uma mulher Aa(não apresenta a doença por ter um gen dominante, mas é portadora do gen) poderá ter um filho com a doença. Assim como cruzamento Aa e Aa ou aa e aa. As chances de passar por cruzamento entre parentes próximos só aumenta a possibilidade. Mas entre outros também pode gerar filhos com essa doença, mesmo que ela seja apenas uma portadora e não se manifeste na pessoa em questão.
2014-04-21T16:24:26-03:00
sim, porque "deriva gênica"  é o chamado efeito fundador que considera que uma população poderá ser formada por poucos indivíduos de uma determinada espécie, ou até mesmo por uma fêmea grávida. Os novos fundadores, isolados geograficamente da população de origem primitiva decorrente do número baixo de indivíduos, será constituido uma nova população com variabilidade genética reduzida; pois parte dos genes originais da população primitiva não esta ali presente.  
1 5 1