Respostas

2014-04-21T14:22:47-03:00
Aroldo de Azevedo⇒ sua classificação baseava-se no critério da altimétria que dividia o Brasil em planícies e planaltos. Classificou o relevo considerando as características topográficas e geológicas.
Aziz Nacib Ab'Saber⇒introduziu a abordagem morfoclimática, que considera os efeitos do clima sobre o relevo.
Jurandyr Ross⇒sua classificação está baseada em três maneiras diferentes de explicar as formas de relevo: morfoestrutural(leva em conta a estrutura geológica); morfoclimática(considera o clima e o relevo); morfoescultural(considera a ação de agentes externos).


3 5 3
2014-04-22T01:37:06-03:00
Todos estes foram geomorfólogos, profissional que estuda as formas de relevo da superfície terrestre.

Aroldo de Azevedo foi o primeiro a descrever o relevo brasileiro. Ele dividiu o país segundo diferenças altimétricas: planície (de 0 a 200 metros de altitude), planalto (maior que 200 metros) e serras (escarpas íngremes com altitudes superiores a 500 metros).

Aziz Ab'Saber, introduziu entre muitos, por exemplo, o conceito "mares de morros", que é o efeito que a chuva causa no relevo, arredondando-o. Visto do alto, muitos morros em conjunto tem a forma das marolas ou ondas do mar.

Jurandyr Ross, usou as informações do projeto RadamBrasil para classificar o relevo brasileiro. É a forma mais atualizada. Por meio de centenas de mosaicos, tirados de fotos aéreas, considerou-se a ação da geologia, do clima e outros agentes externos para modelar o relevo. Além das já conhecidas planícies, planaltos e serras, somou-se as depressões, para definir áreas mais baixas em relação às áreas vizinhas.
2 5 2