Respostas

2013-06-08T11:46:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O texto dissertativo: características e objetivos

 

O texto dissertativo consiste, essencialmente, em um texto argumentativo, no qual um determinado tema e analisado com o objetivo de persuadir o leitor a aceitar as conclusões obtidas.

 

Apresenta, em termos de estrutura, as seguintes partes:

 

1. Introdução: nessa etapa o tema da redação, normalmente, é apresentado, demonstrando a necessidade de investigação e questionamentos, a serem trabalhados em outras etapas do texto dissertativo;

 

2. Desenvolvimento: aqui o autor procura expor as ideias envolvidas no tema, argumentando e defendendo seu ponto de vista acerca do assunto;

 

3. Conclusão ou considerações finais: essa é a etapa na qual o escritor resgata as principais ideias e deixa clara a solução ou o posicionamento acerca do tema.

 

Vale ressaltar que se recomenda não utilizar a primeira pessoa do singular (eu) ou a primeira pessoa do plural (nós), oferecer as referências acerca do que se é dito (ao afirmar, por exemplo, que a violência no Brasil aumentou nos últimos anos, informar qual a instituição que disse isso e os dados que comprovem a informação).

 

Vê-se, portanto, que os objetivos últimos do texto dissertativo consistem no exercício do pensamento crítico, da objetividade, da clareza, da coesão, da coerência e da capacidade de defender a própria opinião argumentativamente.

2 5 2