Em uma pequena ilha, habitada por apenas 100 habitantes, foi constatada a alta freqüência de uma determinada doença genética quando comparada a freqüência na população humana. Esta alta freqüência da doença pode ser justificada, em parte, pelo grande endocruzamento (cruzamento entre parentes próximos). Entretanto um outro fator, denominado de “deriva gênica” também pode contribuir para a prevalência desta doença.A justificativa acima está correta? Por que?

1

Respostas

2014-04-21T17:05:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sim, a deriva gênica é um dos fatores que causa alteração na frequência, pois trata-se de um erro amostral na formação dos gametas, isto é, vamos supor que há 50% de chances de sair o gameta X e 50% do gameta Y, sendo que o X é o ideal. Então, tanto o pai, quanto a mãe, formam o gameta Y, que causa essa anomalia, alterando a frequência, por ser um erro amostral.