Respostas

2014-04-21T20:09:50-03:00
A palavra controle pode assumir vários e diferentes significados. Quando se fala em controle, pensa-se em significados como frear, cercear, regular, conferir ou verificar, exercer autoridade sobre alguém, comparar com um padrão ou um critério. No fundo, todas essas conotações constituem meias verdades a respeito do que seja controle.

Seguem 2 tipos de controle:

Controle como função restritiva e coercitiva: Utilizada para coibir ou restringir certos tipos de desvio indesejáveis ou de comportamentos não aceitos pela comunidade. Nesse sentido, o controle assume um caráter negativo e restritivo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. È o chamado controle social aplicado nas organizações e nas sociedades para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.

Controle como função administrativa: é o controle como parte do processo administrativo, como o planejamento, a organização e a direção.

O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção seja, bem-sucedidas. Tal como o planejamento, a organização e a direção, o controle é uma função administrativa que se distribui entre todos os níveis organizacionais.

A função administrativa do controle aplicada especificamente em instituições e Organizações, respeitando as demais funções administrativas também presentes, porém integradas em busca da melhoria contínua dos processos organizacionais. 
O controle consiste basicamente em um processo em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.