Um dado elemento químico de número atômico 19 e número de nêutrons igual a 20; quando ionizado gera

um íon monovalente positivo. Com base nesta informação, podemos concluir que esta espécie iônica

possui:

a) 20 prótons

b) 19 elétrons

c) 39 elétrons

d) Massa atômica igual a 20

e) 18 elétrons

Thanks ;)

2

Respostas

A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-06-08T21:31:46-03:00

Em seu estado elementar, isto é, em seu estado neutro, sabemos que o elemento possui número atômico 19 e 20 nêutrons.

 

A partir disso, podemos já afirmar que em seu estado neutro ele possui 19 elétrons, pois todo elemento possui o número de prótons (número atômico) e elétrons iguais, pois são neutros a princípio. O igual número de prótons e elétrons gera um equilíbrio de cargas positivas e negativas.

 

Assim chegamos ao ponto da questão: a partir de seu estado neutro, o elemento gera um íon monovalente positivo, isto é, um íon de valor +1. Isto significa que houve a perda de um elétron, que passam a ser 18 neste estado de íon (opção e).

1 5 1
2013-06-08T21:37:55-03:00

O número atomico é igual ao numero de protons que é igual ao numero de elétros se o numero de protons é 19 o numero de elétrons também é 19.