Oito cargas positivas +Q , são uniformes dispostas sobre uma circuferencia de raio R , como mostra a figura a seguir . uma outra carga positiva , +2Q é colocada exatamente no centro C da circuferencia. a força eletrica resultante sobre esta ultima carga é proporcional a :
A- 8q²/R²
B-10q²/r2
C- 2Q²/r²
D- zero

1

Respostas

2014-04-22T09:50:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Colocando a carga +2Q no centro da circunferência, teremos 8 cargas idênticas positivas cuja distância à carga do centro é a mesma (medida do raio).

A Lei de Coulomb expressa a força elétrica em função de uma constante, das cargas e da distância entre elas:

\boxed{F=\frac{k*|Q_{1}|*|Q_{2}|}{d^{2}}}

Sendo Q₁ = +Q e Q₂ = +2Q e d = R:

F=k*Q*2Q}/R^{2}\\F=k*2Q^{2}/R^{2}

Essa força elétrica será igual, em relação às oito cargas e a carga no centro, pois elas têm o mesmo módulo e estão na mesma distância
__________________

Creio que você tenha a imagem, mas se não tiver, está anexa.

Veja que, para cada força elétrica de repulsão F, tem uma outra força (feita pela carga oposta), de mesmo módulo, na mesma direção e sentido contrário, fazendo com essas forças sejam anuladas. Podemos então dizer que a força elétrica resultante sobre a carga +2Q é zero

Letra D
1 5 1