Respostas

2014-04-22T16:57:37-03:00
Múltiplos de 5 entre 13 e 478, o maior é 475, o menor é 15
an=a1+(n-1)r

a1=15
an=475
r=5

an=a1+(n-1)r

475=15+(n-1)5

475=15-5+5n =10+5n

5n=475 -10 = 465
n=465/5

n=93

são 93 múltiplos


1 1 1
A melhor resposta!
2014-04-22T20:55:18-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
E aí meu brother Cristian,

identificar os termos em progressão aritmética, temos:


                              13,14,15....................................475,476,477,478
                                         |                                       |
                             primeiro termo a1                 último termo an

Se são múltiplos de 5, a razão da P.A. é 5, onde a1=15, an=475 e (número de múltiplos) n=?. Aplicando a fórmula do termo geral da P.A., vem:

a _{n}=a _{1}+(n-1)r\\
475=15+(n-1).5\\
475-15=5n-5\\
460=5n-5\\
460+5=5n\\
5n=465\\
\\
n= \frac{465}{5}\\
\\ n=93\\ \\ \boxed{\boxed{93~multiplos}}


Espero ter ajudado e tenha ótimos estudos :)
2 4 2