Respostas

2014-04-22T16:12:26-03:00
Platina, ouro, paládio, irídio e prata. "Eles são considerados preciosos porque são raros na natureza e não se oxidam, ou seja, não se deterioram", explica o engenheiro Claudemiro Bolfarini, da Universidade Federal de São Carlos. A principal razão para o quinteto precioso não se deteriorar facilmente é que platina, ouro, paládio, irídio e prata são encontrados puros na natureza, o que não acontece com metais comuns como o ferro. "O ferro é encontrado na natureza na forma de óxido de ferro. Na indústria, retiram o oxigênio para deixá-lo puro, mas ele acaba se ligando ao oxigênio do ar e assim fica com o aspecto enferrujado", diz Claudemiro. Outra característica que distingue os metais preciosos é a maleabilidade: eles podem ser derretidos e assumir formatos variados. Daí a razão porque são usados fartamente nas joalherias. O bronze, apesar de aparecer logo após o ouro e a prata nos quadros de medalhas de competições esportivas, não é precioso - é uma liga metálica de cobre e estanho e custa cerca de 10 reais por quilo. Mais valiosos são o irídio e o paládio. Apesar de pouco conhecidos, também vêm sendo considerados metais preciosos e começam a aparecer mais nos catálogos de joalherias.
A melhor resposta!
2014-04-22T16:12:31-03:00
Platina, ouro, paládio, irídio e prata, vc pediu dois mas esses são os mais.
1 5 1