Respostas

2014-04-22T17:42:54-03:00
a +  \frac{1}{a} = 5 \\
\\ a^2 +  (\frac{1}{a})^2 =  \\ \\ (a +   \frac{1}{a} )^2  = 5^2 
\\ \\ a^2 + 2.a. \frac{1}{a} +  (\frac{1}{a})^2  = 25
\\ \\ a^2 + ( \frac{a}{a})^2 = 25 - 2
\\ \\ a^2 + ( \frac{a}{a})^2 = 23


Espero ter ajudado
ok... mas pq eleva-se ao quadrado??
Se m² + 1/m² = 18 quanto é m - 1/m ???
Sempre vai se basear nos produtos notáveis:

(a + b)² = a² + 2ab + b²
(a - b)² = a² - 2ab + b²
a² - b² = (a - b) (a + b)

Estes 3 produtos notáveis te ajudarão em "quase" tudo...
A melhor resposta!
2014-04-22T17:43:59-03:00
A + 1/a = 5
(a + 1/a)² = 25
a² + 1/a² + 2*a*1/a = 25
a² + 1/a² + 2 = 25
a² + 1/a² = 23 (resp)
1 5 1
m² EEEHHHHHHH CONSEGUIIII
VALEUU
Se m² + 1/m² = 18 quanto é m - 1/m ???
???
ja postei la