Respostas

2013-02-21T18:39:37-03:00

O sistema feudal caracterizou a Europa durante grande parte da Idade Média. O surgimento do feudalismo, no século V, está associado às invasões bárbaras, à decorrente destruição do Império Romano e à formação dos reinos bárbaros. Quer saber as características do

 

 

Principais características do sistema feudal: migração da cidade para o campo; redução de atividades comerciais e artesanais; economia baseada na agricultura e na troca de mercadorias; descentralização do poder político; hierarquização social e exploração do trabalho dos camponeses (os servos, em troca da proteção e da permissão para usar a terra, o forno e o moinho, pagavam tributos ao senhor feudal). O sistema feudal durou do século V ao XV, quando começou seu declínio.

  Fale sobre o declínio do sistema feudal.   O declínio do feudalismo começou com o renascimento do comércio. As Cruzadas recolocaram a Europa em contato com o Oriente, o sistema feudal de escambo foi desarticulado pelo aumento da circulação das moedas, o desenvolvimento das cidades atraiu os servos da zona rural para os centros urbanos, uma nova classe social com alto poder econômico, a burguesia, foi tirando o poder dos senhores feudais e, no final do século XV, começou a surgir o sistema capitalista.
1 5 1