Quais são os simbolos da Páscoa e seus significados.

2
Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.
Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.
Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.
Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.
Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.
Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia.

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-22T20:25:36-03:00
Os sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.



O cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.



Os ovos
O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.



O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que estáespalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.



Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande
significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo
Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais
indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas
de pães e jarras de vinho.



O peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos
sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina,
trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.



O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado
para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar
viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.
 

A vela

Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa

1 5 1
2014-04-23T00:24:59-03:00
Na catequese a professora la contou uma historia dizendo que na época de pascoa um homem foi condenado a morte, então ele disse que tinha algo a contar para o rei, uma coisa extraordinária, então ele disse para o rei que as coelhas da criação dele iriam por ovos aquela noite, dai trancaram o cara e ele rezou a noite toda pedindo a Deus que as coelhas botassem ovos, e no dia seguinte elas botaram os ovos e tals dai o cara foi liberado, por isso que em muitos países no qual a religião que é mais seguida é a cristã o simbolo da pascoa é o coelho, o ovo representa os ovos que as coelhas botaram aquela noite e chocolate que representa a felicidade.
bom mas isso foi só um conto nér, cada igreja diz uma coisa então nessa questão eu não me envolvo muito, só compartilhei a unica coisa do que eu sei sobre os símbolos da pascoa
mas na frança o animal simbolo é a galinha (segundo minha professora de francês) faz mais sentido a galinha do q o coelho, porem o coelho é mais bonitinho ^^ galinha mt nada a ver kkkkkkkkkkk