como era o convivio nas fazendas produtoras de açucar?

1
É verdade eu não me lembro dessa, só respondi pois na ralidade era isso que acontecia e acontece ate hoje
Também é bom saber que o nome engenho de açúcar era o nome dado aos fazendeiros, que cultivava as canas de açúcar e no engenho havia varias construções como a casa grande, onde morava o senhor e sua família, a senzala onde morava os escravos a capela e a casa do engenho. Os escravos que fazia os trabalhos mais pesados .

Respostas

2014-04-22T21:10:16-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Ana,

O convívio nas fazendas de açúcar era marcado pela violência e pela exploração do trabalho escravo, primeiramente dos indígenas, depois dos africanos.

Ser o dono de um engenho de açúcar (uma especiaria indiana que os portugueses trouxeram para os seus territórios na América) equivaleria hoje a ser dono de um ou mais poços de petróleo.

Nesse sentido, havia a pressão para aproveitar ao máximo o trabalho do escravo, de modo que muitos diziam que o africano só precisava de três “P”: Pau, Pão e Pano".  Assim, a maior parte dos escravos morria por volta dos 5 a 10 anos após a chegada ao Brasil, tamanha era a exploração de seu trabalho.

Havia pouquíssimas mulheres, de maneira que as escravas africanas e indígenas eram violentadas, haja vista que a maior parte dos portugueses que vinham eram homens solteiros.

No intuito de ganhar cada vez mais o uso de castigos físicos era frequente, na busca por exigir obediência e mais trabalho dos escravos. Por essa razão, muitos escravo fugiam e formavam quilombos.

Sugiro, para complementar seu aprendizado desse assunto, que veja no you..tube os vídeos "Brasil: Uma História Inconveniente " ,  " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL" e " A História do Mundo em Duas Horas ".

Bons estudos!
1 5 1