ORAÇÕES COORDENADA ABSOLUTA ASSINDÉTICA:
exemplo: Paulo jogou a bola no vidro.

tudo bem que é uma oração absoluta(pois só tem um verbo) é assindética(porque não tem conjunção) ok. até ai entendi. mas o que me deixa em dúvida porque ela é COORDENADA?
pois estudando conjunções vi que as conjunções coordenadas ligam termos que exercem a mesma função sintática ou orações independentes(coordenadas) só que as conjunções coordenativas se subdividem-se em aditiva, adversativa,alternativa, conclusiva e explicativa. tudo bem até ai entendi. só que não encaixa na minha cabeça porque elas são coordenadas já que são assindetica( sem conjunção) ??? agradeço desde já quem puder me tira essa dúvida.

2
Adriana, suas perguntas são as mais desafiadoras. Eu fico feliz quando eu consigo te responder :)
muito obrigada :)

Respostas

2014-04-22T21:34:05-03:00
Porque independente de algumas nao terem conjuncoes, elas continuam mantendo uma relacao de independencia , e se separarmos as oracoes elas podem ter sentido completo.
1 5 1
muito obrigada de todo coração que Deus o abençoe!
A melhor resposta!
2014-04-22T21:34:17-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Ela só é coordenada se estiver dentro de um período:
"Paulo jogou a bola no vidro e começou a rezar o pai-nosso e a ave-maria."

Ou, dentro de um texto, se for possível encontrar a relação de coordenação mesmo que existam duas orações supostamente independentes.
"Paulo jogou a bola no vidro. A mãe apareceu em 2 segundos na sala."
No caso acima, podemos entender que as duas orações são coordenadas e unidas pela conjunção e.

Uma oração solta ou que não estabeleça ligação com a oração seguinte será oração absoluta. 
2 5 2
muito obrigada de todo coração que Deus o abençoe!