Respostas

A melhor resposta!
2014-04-22T21:51:23-03:00
Capital especulativo é um montante de recursos alocado sem a intenção de gerar lucro via trabalho ou produção.

É diferente do capital de produção, onde o investimento é feito diretamente em pessoas, equipamentos e outros bens, de modo que o trabalho gere valor, e o valor gere lucro.

Já o capital especulativo é aquele que compra 'um sistema' esperando sua valorização, e vende logo após.

Especular é antever, olhar mais longe. Qualquer um especula. Se um vendedor de refrigerante compra uma latinha por 1 real e vende por 2 reais na praia, ele está especulando que alguém irá comprar só pela conveniência de não ter que sair da areia para comprar. Quem não especula não antevê, e quem não antevê não faz nada.

Portanto, é errada a noção de que especular é uma coisa má, uma coisa feia, abominável. Se hoje eu compro uma ação que acho que vai se valorizar, azar de quem me vendeu. Ele que analise (especule) melhor a respeito antes de fazer negócio.

O mercado de capitais, aliás, é onde respira-se especulação. O preço de uma ação é resultado de vários fatores, muitas vezes futuros, ocultos e subjetivos. Definir o preço de uma ação é ESPECULAR. E quem especula bem, ganha.

Se um capital especulativo flui através do mercado, ele está atrás de oportunidades. Pode não implicar diretamente na produção, mas fará parte de uma negociação que, um dia, já teve conexão direta com a produção.

Capital especulativo é aquele que se move no intuito de obter lucros. É simples assim. Não há pecado nisso. Ele apenas não conhece fronteiras ou limites : basta haver a oportunidade e ele entrará. Acabou a oportunidade, ele sai.

Se o governo brasileiro, por exemplo, emite títulos a taxas de juros absurdas, especuladores estrangeiros vão apreciar a oportunidade e mandarão dinheiro para cá - afinal, o governo está pagando um bom juros. Qual o problema nisso ?
Nenhum, pois foi identificada uma oportunidade pelos investidores estrangeiros, e o governo está pagando. Azar nosso que temos que aturar juros altos.




2 5 2