Respostas

2013-06-09T19:11:44-03:00

36,00+13% = 40,68

40,68-13%  = a mercadoria passou a custar 35,39 R$

A melhor resposta!
2013-06-09T19:20:09-03:00

A resposta está no enunciado, não há necessidade de cálculo. Se aumentou 13% e depois diminuiu 13%, voltou à ser R$ 36,00. Se quiser cálculo, aqui está:

 

Achando 13% de 36 com uma simples regra de três:

 

\frac{x}{13}=\frac{36}{100}\\ 100.x=36.13\\ 100x=468\\ x=\frac{468}{100}\\ x=4,68

 

13% de R$36,00 é R$4,68.

 

Agora acrescentamos os 13% ao total:

 

36+4,68=40,68

 

Com o aumento ficou R$40,68. Agora, com o desconto de 13%:

 

40,68-4,68=36

 

O valor final dessa mercadoria é R$36,00.

1 5 1