Respostas

2013-06-09T21:32:18-03:00

As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. Empregam-se:

- para indicar continuidade de uma ação ou fato.

Por Exemplo:

O tempo passa...

 

- para indicar suspensão ou interrupção do pensamento.

Por Exemplo:

Vim até aqui achando que

...

 

- para representar, na escrita, hesitações comuns na língua falada.

Exemplos:

"Vamos nós jantar amanhã?
– Vamos...Não...Pois vamos."
Não quero sobremesa...porque...porque não estou com vontade.

 

- para realçar uma palavra ou expressão.

Por Exemplo:

Não há motivo para tanto

...mistério.

 

- para realizar citações incompletas.

Por Exemplo:

O professor pediu que considerássemos esta passagem do hino brasileiro:


"Deitado eternamente em berço esplêndido..."

 

- para deixar o sentido da frase em aberto, permitindo uma interpretação pessoal do leitor.

Por Exemplo:

"Estou certo, disse ele, piscando o olho, que dentro de um ano a vocação eclesiástica do nosso Bentinho se manifesta clara e decisiva. Há de dar um padre de mão-cheia. 

Também, se não vier em um ano..."

 (Machado de Assis) 

 

1 5 1
A melhor resposta!
2013-06-09T21:42:49-03:00

Oi ,

 

PONTOS

 

EXCLAMAÇÃO -   Usa no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, admiração, ironia, surpresa e estados de espírito. ( ! )

 

RETICENCIA -  É a  sequência de três pontos , significando continuaçao .Omissão de algo que podia ser escrito ( ... )

 

PONTO E VIRGULA -  Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto. É usado em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas (  ; )

 

Obs : Existem mais pontos, mas vc nao colocou quais vc quer .

 

Espero ter ajudado

2 5 2