Respostas

A melhor resposta!
2014-04-23T13:11:19-03:00
A diferença entre texto literário e não literário se dá porque o primeiro tem caráter plurissignificativo, utiliza a conotação, tem um cuidado estético, ficcionalidade, verossimilhança (semelhança com o real) e intangibilidade (licença poética).

Narrativo : Há um narrador (1° pessoa, 3° pessoa ou cambiante), um tempo (cronológico e psicológico) e um espaço. Envolve personagens.

Descritivo: quando há descrição física (pessoa, lugar, animal ou objeto) e/ou psicológica (pessoa). Há muito uso de adjetivos.

Injuntivo: instruções. Objetiva e simples (bastante uso do imperativo).

Argumentativo: Texto não literário. Há uma defesa de uma ideia original, com argumentos sólidos.


3 5 3
2014-04-23T13:28:23-03:00
O texto literário é aquele que trata princiaplmente de obras literárias como poesias ,contos,romances e os não literários 
são basicamente os científicos que tratam mais de conceitos.ex:introdução à psicologia,matemática,sociologia,etc.
A diferença está no objetivo final da redação: se você quer contar uma história, defender um ponto de vista ou descrever cenas em detalhes. Cada um desses tipos textuais tem técnicas e recursos específicos, o que não quer dizer que o uso de um elimine o uso do outro – eles podem se mesclar, enriquecendo a sua redação. Saber quando usar cada um deles é, aliás, um dos segredos do bom texto.