Bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do Brasil Colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram nos sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, sobretudo a prata, abundante na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.

Respostas

2014-04-23T13:43:41-03:00
Eram pessoas que faziam parte de uma 'bandeira', isto é, de uma expedição (tropa) particular armada, formada por paulistas, que se destinava a explorar os sertões, cativar os índios ou descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas. 
As bandeiras ocorreram durante os séculos XVI a XVIII. 
Por extensão, bandeirante é o mesmo que paulista. Bjos
1 5 1
2014-04-23T13:46:02-03:00
Eram homens que iam à captura dos escravos pelos interiores do Brasil. Eram normalmente paulistas. As entradas como eram conhecidas as suas incursões interiores foram responsáveis pela interiorização do Brasil alargando a sua fronteira além do que fora determinado pelo Tratado de Tordesilhas e como o Brasil estava nessa época vivenciando a União Ibérica foi tolerado. Também a descoberta de ouro em Minas Gerais graças a atuação desse grupo. Esses eventos ocorreram entre os séculos XVI e XVII.