Respostas

A melhor resposta!
2014-04-23T15:54:57-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Oxítonas são as palavras que têm a última sílaba como a mais forte. exemplo: picolé

paroxítonas são as palavras que têm a penúltima sílaba como a mais forte. exemplo: banana

proparoxítonas são as palavras que têm a antepenúltima sílaba como a mais forte. exemplo: lâmpada 
1 5 1
2014-04-23T15:55:04-03:00
Oxítona: palavra com acento ou maior tonicidade (som) na última sílaba tônica de uma palavra por exemplo café.
Paroxítona: palavra com acento ou maior tonicidade na penúltima sílaba tônica de uma palavra por exemplo Pára no caso palavra que perdeu o acento gráfico com o novo acordo ortográfico.
Proparoxítona: palavra com acento ou maior tonicidade na antepenúltima sílaba tônica de uma palavra exemplo lâmpada