Por favor, gostaria que me ajudassem nessa questão. Obrigada.

Em última análise,a rede urbana é um fenômeno que pode e deve ser examinado em diferentes escalas: pode fazer muitíssimo sentido em se falar de uma rede urbana regional, especialmente em uma região com uma forte coerência de identidade socioespacial e de fluxos internos; contudo, ela sera, ao mesmo tempo, um subconjunto de uma rede urbana maior, nacional, a qual, por sua vez, estará menos ou mais fortemente articulada no interior de uma rede urbana global. (Marcelo L. de Souza. ABC do desenvolvimento urbano. Bertrand Brasil. p. 50.)
Os países se articulam com as redes mundiais através de algumas de suas cidades. Necessariamente, para tanto, elas apresentam poder econômico e uma eficiente infraestrutura urbana. São as denominadas:
(A) Metrópoles. (D) Megalópoles. (B) Cidades Globais. (E) Megacidades. (C) Cidades Médias.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-23T16:43:41-03:00
Cidades globais com certeza.  Nas cidades globais, há infra-estrutura urbana (saneamento, habitação, transportes, educação, saúde, segurança, emprego, lazer) suficiente para dar uma relativa qualidade de vida à população. Nela ocorrem grandes decisões políticas, corporativas, científicas. Cidade global é individual, não sendo portanto megalópole, que é a junção de duas grandes metrópoles. Metrópole polariza a influência dentro de um país. Megacidade não necessariamente se enquadra pois certas megacidades deixam muito a desejar quanto à infra-estrutura. Cidade média não têm influência a nível global.
3 5 3