Respostas

A melhor resposta!
2013-06-10T11:56:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Trata-se de um problema que envolve o principio multiplicativo de contagem que diz:

 

 

"Se uma atividade pode ser realizada em etapas, o número de maneiras diferentes que ela pode ser realizada é o produto das opções disponíveis em cada etapa"

 

 

Assim, para escrever um número ed 5 algarismos temos que escolher um a um, mesmo que isto não seja muito perceptível na hora de escrever.

 

 

Então vamos determinar quantas opções temos para escolher cada um dos cinco algarismos de nossos n[umeros:

 

 

Primeira etapa: temos 9 opções, pois não podemos escolher o zero, caso contrário o número formado não terá cinco algarismos, mas 4 ou menos!

Segunda etapa: temos 9 opções porque não podemos escolher o número escolhido na etapa anterior, mas agora o zero fica disponível

Terceira etapa: temos 8 opções, pois não podemos escolher os 2 algarismos já escolhidos

Quarta etapa: temos 7 opções

Quinta etapa: temos 6 opções

 

 

Agora vamos contar quantos números podemos formar:

9x9x8x7x6=27216 números

 

Espero ter ajudado. Vote na melhor resposta para você 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 5 1
  • Usuário do Brainly
2013-06-11T00:23:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Podemos escrever esses números na forma \text{abcde}, com \text{a}\ne\text{b}\ne\text{c}\ne\text{d}\ne\text{e}.

 

Observe que, para \text{a}, temos 9 possibilidades, uma vez que, não podemos escolher o algarismo 0.

 

Depois disso, há, respectivamente, 9, 8, 7 e 6 possibilidades para \text{b}, \text{c}, \text{d} e \text{e}.

 

Logo, podemos formar 9\times9\times8\times7\times6=27~216 números de cinco algarismos distintos.

1 4 1