Quando um vaso sanguíneo é seccionado seja ele uma artéria ou uma veia provoca-se uma hemorragia que pode levar a pessoa a morte mas se o vaso seccionado for uma artéria o sangue sai em jatos e se for uma veia o sangue escorre continuamente. como se explica essa diferença?'

2

Respostas

2014-04-23T18:55:39-03:00
O fluxo e a pressão de sangue em uma artéria é muito maior do que em uma veia, por isso, quando uma artéria é seccionada, o sangue sai em jatos, pela pressão e pelo grande fluxo de sangue.

15 4 15
A melhor resposta!
2014-04-23T20:22:17-03:00
Veias possuem calibre menor do que as artérias, logo menor quantidade de sangue é bombeada, porém o fator que faz com que o sangue escorra é o fato das  veias possuírem válvulas venosas. Artérias por sua vez não as possui, logo o sangue flui sem nenhuma barreira para controlar seu fluxo, dessa maneira esguicha quando é seccionada.
12 4 12