Respostas

2014-04-23T19:15:26-03:00
O filosofar visa olhar a realidade humana e o mundo sem compartimenta-lo, sem parti-lo em fatias, busca o todo do objeto da filosofia que é a decifração do enigma humano. No ato de filosofar o ser humano quer que sua investigação, que sua reflexão esclareça os pressupostos do próprio conhecimento para que os conceitos não sejam vistos como donos da última e derradeira verdade sobre o fenômeno em questão.
A filosofia contribui no sentido de pensar, efetivar uma reflexão com criticidade, radicalidade, e totalidade sobre a relação humana. Se de um lado constata-se que o raciocínio não consegue abranger o todo, porém; ao filosofar, não se abre mão desta busca pela totalidade mesmo que seja como um horizonte a ser buscado.  
1 5 1
2014-04-23T19:38:12-03:00
A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificado a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.