Respostas

2013-06-10T13:21:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Você precisa saber:

 

1 - Qual é a situação de produção?

* Qual é o enunciado da tarefa? (ex: façam um trabalho escrito sobre as vanguardas européias com mínimo de 30 linhas). Aqui o professor já passa instruções de todo o processo. antes de começar, você precisa ter todas as instruções.

 

* Como o trabalho será apresentado e para quem? (ex: texto entregue ao professor, exposição oral na sala de aula, exposição de cartazes no corredor, vídeo no youtube...)

 

2 - Tema e apresentação

* Se já definiu se o trabalho é escrito, falado ou gravado, aqui você vai organizá-lo dentro da característica da apresentação. É dissertação? é power point? é peça teatral? é um cartaz? um panfleto? 

 

* Qual o produto final? um texto, um vídeo, uma foto, um cartaz ou uma apresentação em sala ?

 

Um exemplo: trabalho escrito para ser entregue ao professor: texto expositivo / explicativo, na estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. (manuscrito, digitalizado ou impresso?)

 

3 - Construção do texto

* Pesquisa de dados: colete o máximo de informações sobre o assunto em livros, vídeos, revistas e no google (infoescola, wikipedia, brasilescola e sites sobre artes)

 

* Análise de dados: Levantar as informações que você conseguiu. 

 

Por exemplo: na página do grupo escolar há informações de quando as vanguardas aconteceram e uma lista com os nomes das várias tendências artísticas que fizeram parte dela. Você vai fzer isso com todas as suas fontes, vai se perguntar "o que tem aqui?" e vai respondendo (por escrito). depois você comprara para ver se falta informação, se as fontes estão batendo ou não, se você entendeu o assunto ou se precisa pesquisar mais.

 

*Estruturação de dados: pegue as suas anotações e construa um texto em cima delas e não dos textos das fontes primárias (livro, revista, wikipedia...) No final do seu texto, não deixe de informar quais foram as fontes de pesquisa!

 

* correção do texto: gramática, concordância, ortografia, coesão, coerência. Nessa etapa, você pode até submeter o trabalho para uma pré-correção textual. Tipo, "profesor, você pode ver se tem erro de ortografia e gramática?". Pode pedir a um colega para revisar também.

 

* produto final: no exemplo do texto, é a hora de "passar a limpo" , à mão, ou digitar e formatar os títulos, bordas, fontes, colunas, no computador.

 

-*-*-*-

 

Tomara que seja trabalho em grupo e que não seja para amanhã! Dá tempo (já começou?)