pesquise de onde surgiuo sestema de numeraçao romana e onde sao utilizadas

1
Roma foi o centro de uma das mais notáveis civilizações da antiguidade que se manteve entre os anos 753 a.C. (data atribuída à sua fundação) e 1453 (data atribuída à queda do Império Romano do Oriente).

Os Romanos utilizaram letras do seu alfabeto para representar números. Como foram senhores de um grande Império, deixaram nos monumentos, pontes, etc. as marcas da sua cultura. Ainda hoje utilizamos a numeração Romana na leitura de datas, nos mostradores dos relógios, etc.
obg

Respostas

2014-04-23T20:23:25-03:00
O sistema de numeração romana desenvolveu-se na antiga Roma e utilizou-se em todo o seu império. Neste sistema as cifras escrevem-se com determinadas letras, que representam os números. As letras são sempre maiúsculas, já que no alfabeto romano não existem as minúsculas. 

As equivalências dos númerais romanos com o sistema decimal são as seguintes: 

No sistema de numeração romano as letras devem situar-se da ordem de maior valor para a de menor valor. Não se devem escrever mais de três I, ou três X, ou três C em qualquer número. Se estas letras se situam atrás de um V, um L, ou um D, ( Exemplo: IX, XC ou XL, que significam, 9, 90, 40) respectivamente, subtrai-se o seu valor à cifra das ditas letras. 

Os romanos desconheciam o zero, introduzido posteriormente pelos árabes, de forma que não existe nenhuma forma de representação deste valor. 

Para cifras elevadas os romanos utilizavam um hífen colocado por cima da letra correspondente. O hífen multiplicava o valor da letra por 1.000. Por exemplo, um "C" com hífen superior correspondia ao valor 100.000 (100 x 1.000), e um "M" com hífen superior correspondia ao valor 1.000.000 (1.000 x 1.000). Este método permitia escrever cifras realmente altas.
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado
ooooooooooooo
obrigadooo
Comentário foi eliminado