Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-23T20:45:04-03:00
A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é :"EU PENSO". Ele chegou a ela  pelo seguinte raciocínio: eu penso, pois, se duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneira de pensar.
60 4 60
2014-04-24T01:20:00-03:00
O método, elaborado por Descartes, tem como objetivo demonstrar o modo com que o autor conduziu seus estudos, ou melhor, como conduzia sua razão. O objetivo, proposto por Descartes, era criar uma Ciência Universal dando a natureza um cunho de alta perfeição onde o filósofo/cientista deveria se ater a regras metódicas para obter verdades universais.             O filósofo busca esvaziar-se de si e de tudo que outrora aprendera para buscar uma verdade imaculada, com fundamentos firmes, onde não haja espaço para a dúvida. Na segunda parte do Discurso do Método, ele deixa transparecer seu julgamento a respeito de vários autores para apenas uma obra, deixando claro a intenção de se buscar a verdade e não a opinião pessoal daqueles que escrevem a respeito das ciências: “... sendo compostas e aumentadas pouco a pouco pelas opiniões de muitas pessoas diferentes, não se aproximam tanto da verdade quanto os simples raciocínios que um homem de bom senso pode fazer naturalmente sobre as coisas que lhes apresentam.” (Discurso do Método, pag. 24)             Extremamente metódico, Descartes, procura a verdade chegando a quatro princípios para orientar e desenvolver corretamente o saber científico, esses princípios apesar de serem simples, gerais e abstratos, tem como objetivo demonstrar o método que se deve seguir e para que seja devidamente utilizado há a necessidade de treino, pois com o devido treinamento e aplicação se chegaria a uma conclusão não baseada em fatos mais baseada na verdade. A meu ver, é necessário frisar que ele não queria impor um método e sim demonstrar como era a sua razão.             Esses princípios resumidamente são: primeiro – não aceitar nada como verdadeiro se realmente não o for, se houver dúvidas isso pode não ser verdadeiro; segundo – dividir o problema para que fique mais fácil a resolução do mesmo; terceiro – ordenar os pensamentos, começando do mais simples até chegar ao mais complexo; quarto – não omitir nada, fazer revisões completas e cuidadosas.             Nas regras para a orientação do espírito, Descartes, noz diz na Regra IV que o método é necessário para a busca da verdade “... é muito melhor jamais pensar em procurar a verdade de alguma coisa a fazê-lo sem método...” (Regras para orientação do espírito, pag 19). Para ele, não obedecer a um método é andar nas trevas, onde não se deve confiar por ser obscuro e faltar clareza. Quando se utiliza devidamente o método dificilmente se tomará o falso por verdadeiro e assim se erradicará a dúvida.             Trilhando esse caminho em busca da verdade, Descartes coloca em dúvida todas as coisas, conhecido como a dúvida metódica (ato de considerar falso todas as opiniões passadas) é por ele desenvolvida a tal ponto que algo só se é verdadeiro se é indubitável.             Dessa maneira sua própria existência foi colocada em dúvida chegando a conclusão de que ele só existe por pensar. É necessário ser para duvidar. Assim, se “eu” existo “eu” duvido, se “eu” penso “eu” existo. A célebre frase escrita por ele e muitas vezes mal interpretada: “penso, logo existo” nos dá a ideia certeira do que ele quer nos passar: é necessário existir para exercer o pensamento e ninguém pode nos furtar visto que se deixamos de pensar deixamos de ser. A essa atividade pensante dá se o nome de cogito.             Concluo que o método introduzido por Descartes, e tão bem defendido por ele, ao seu modo de ver, levaria o homem a verdade sem qualquer ponto de dúvida e sem qualquer obscuridade, pois aquele que busca verdades universais deve se despir de suas próprias opiniões, respeitar os pensadores e a época em que viveram, seguir um caminho claro e conciso sem deixar nada obscuro.

Simplificando é o cogito a primeira verdade indubitável.
7 4 7