preciso de uma ajuda com o trabalho de escola de meu filho,ele está no ensino fundamental 4 ano. o trabalho e de historia eo tema e esse. Importancia da busca de especiarias como impulso para navegaçoes:(o que eram,para que serviam eo nome das mais importantes);

1

Respostas

2013-06-10T14:49:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Lidiane: as especiarias eram, basicamente, temperos. Pra você ter idéia, o produto mais desejado, o que virava mais a cabeça das pessoas na europa medieval, o que você seria capaz de matar por ele era a pimenta do reino! Além dela, tinha a nós-moscada, o curry (que eu uso no lugar de caldo knorr quando tempero frango, mais gostoso e mais saudável), o cravo e a canela... 

 

O motivo desse desespero: estamos no fim da idade média. Não existe eletricidade. O inverno na europa é rigoroso, por isso não há como o gado sobreviver aos meses de inverno: morreriam de fome e frio. A comida é muito pouca, não dá pra dividir com os bichos. Então as famílias sacrificavam boa parte do rebanho e guardavam a carne para ir comendo ao longo do inverno. Conservavam com o sal. Mas você pode imaginar o gostinho que essa carne tinha depois de um mês. E o leite tirado da vaca desnutrida? Imaginou? Então a europa aprendeu com a Ásia a temperar a comida. Não era para dar sabor, era para mascarar o sabor de passado ou estragado. Por isso eles compravam toneladas de especiarias da Ásia. Por isso, as especiarias eram tão caras. Pra piorar, quando elas desembarcavam na Itália, eram compradas pelos mercadores locais e revendida (mais caro, óbvio) para o restante do continente. Por fim, os árabes tomaram Constantinopla (hoje se chama Istambul, a capital da Turquia) e bloquearam o comércio por lá. Aquela era a melhor via de comércio. 

 

Não teve jeito. os portugueses, a nação mais desenvolvida da época, construiram suas caravelas e foram buscar o produto direto da fonte! 

 

Viu só o que uma pimenta faz?!? Incrível imaginar que hoje a gente encontra esses produtos na vendinha da esquina e no passado eles foram responsáveis pela descoberta de novos continentes!

 

Espero ter ajudado!