Dê a função sintática dos termos destacados nas frases abaixo:

a) Muitas pessoas têm medo da morte. (da morte)

b) Por não gostar de ficar sozinho no escuro, consideravam Paulo medroso. (medroso)

c) Hagar foi repreendido por Helga. (por Helga)

d) Trata-se de uma obra digna de admiração. (de admiração)

e) Diga a verdade, Helga. Você ainda está chateada comigo? (Helga - chateada)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-23T23:22:01-03:00
A) Adjunto adnominal. 
b) Predicativo do sujeito. 
c) Objeto indireto. 
d) Objeto indireto. 
e) vocativo. 
1 5 1
O que é o "chateada" na e) ?
Ai desculpa não vi o chateada Rsrs. Eu acho que é predicativo do sujeito também. Se tiver algum erro é porque faz um tempinho que estudei essas coisas, mas no geral acho que está certo! :)
2014-04-23T23:29:31-03:00
A- objeto direto
b- objeto direto
c- objeto indireto
d objeto indireto
e- intransitivo