Quero saber sobre vicio de linguagem, relaciona a segunda coluna com a primeira: A)Barbarismo ( ) é admiravel a fé de meu tio B)solecismo ( )não teve dó:decapitou acabeça do condenado C)cacófato; ( )faziam anos que não morriam pessoas D)redundância ( )coitado do burro do meu irmão! Morreu E)ambiguidade ( )intervi na briga porque sou intemerato

1

Respostas

  • PeH
  • Ambicioso
2013-06-10T18:43:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

A - barbarismo

B - solecismo

C - cacofonia

D - redundância

E - ambiguidade

 

(C) É admirável a fé do meu tio. -- O trecho em destaque na frase pode produzir uma sonoridade desagradável (cacofonia).

 

(D) Não teve dó: decapitou a cabeça do condenado. -- A frase é redundante pois há a repetição de uma idéia já expressa em sua mensagem. Se o condenado foi decapitado, não é preciso mencionar a cabeça, pois toda decapitação se refere à cabeça.

 

(B) Faziam anos que não morriam pessoas. -- O verbo fazer está incorretamente flexionado de acordo com a gramática normativa, pois seu posicionamento sintático nesta frase exige uma impessoalidade não cumprida neste caso (devendo ser "fazia"). Sendo um deslize de natureza sintática, temos um solecismo.

 

(E) Coitado do burro do meu irmão! Morreu. -- O termo em destaque é ambíguo, pois pode se referir a um burro (animal) que o irmão possui ou pode chamar o irmão de burro.

 

(A) Intervi na briga porque sou intemerato. -- O termo "intemerato" caracteriza um desvio de significação, isto é, um barbarismo. O termo provavelmente pretendido seria "destemido".

1 5 1