A escala climática diz respeito à dimensão, ou ordem de grandeza, espacial (extensão) e temporal (duração), segundo a qual os fenômenos climáticos são estudados. Há mecanismos atmosféricos que determinam os climas de toda uma zona planetária, como é o caso da intensa radiação solar (insolação) nas baixas latitudes da zona intertropical. Bjs

Respostas

2014-04-25T03:31:53-03:00
A escala climática diz respeito à dimensão, ou ordem de grandeza, espacial (extensão) e temporal (duração), segundo a qual os fenômenos climáticos são estudados. Há mecanismos atmosféricos que determinam os climas de toda uma zona planetária, como é o caso da intensa radiação solar (insolação) nas baixas latitudes da zona intertropical. 
O clima pode ser estudado por meio de duas dimensões: espacial e temporal, ambas sendo empregadas, de modo geral, nos mais variados estudos. As escalas espaciais ganham maior destaque na abordagem geográfica do clima, sendo as mais conhecidas: macroclimática, mesoclimática e microclimática; as escalas temporais mais utilizadas são: geológica, histórica e contemporânea. 
O microclima está inserido no mesoclima, que, por sua vez, está inserido no macroclima; este somente existe com base mas grandezas inferiores. A escala contemporânea está sobreposta na histórica, que está sobreposta na geológica e vice-versa.