Respostas

A melhor resposta!
2014-04-24T17:22:13-03:00
Ninguém sabe quem inventou a bússola, mas ela já era conhecida dos árabes quando eles invadiram a Espanha, no século XII. Até hoje, exploradores, soldados, aviadores e marinheiros usam a bússola para conseguir chegar ao seu destino através de florestas, desertos, céus e oceanos. 

Toda bússola tem uma agulha de ferro magnetizada, colocada horizontalmente sobre uma rosa-dos-ventos, onde estão marcados os pontos cardeais (Leste, Norte, Oeste, Sul etc.). Se você esfregar um ímã em um ferro, ele fica magnetizado - é o que acontece com a agulha da bússola. Como o ferro magnetizado aponta sempre para o Norte, quando está flutuando, foi só juntar tudo isso em um instrumento que tivesse os pontos cardeais marcados nele! 

A agulha da bússola aponta sempre para o Norte porque o planeta Terra é um enorme ímã de pólos opostos. A agulha magnetizada indica sempre o Norte magnético (na verdade, existem dois Norte: o que aparece nos mapas e o "Norte magnético", que fica no norte do Canadá). espero ter ajudado ;)

2 5 2