Respostas

2014-04-24T17:26:28-03:00
Na gramática da língua portuguesa, a classificação mais tradicional divide as palavras em dez classes. O substantivo e o verbo podem ser entendidos como classes importantes em uma frase, pois geralmente estes elementos são a base para outras relações, ou mesmo constituintes que são necessários para o entendimento básico da ideia de uma frase. As classes artigo, numeral, pronome, adjetivo e advérbio geralmente especificam o substantivo e o verbo, são classes adjuntas. As classes preposição, conjunção, pronome, servem para ligar, relacionar outras palavras, são classes conectivas. Além destas classes, há uma que serve para expressar sentimentos: a interjeição

A classe gramatical das palavras está dentro da morfologia, a classificação da palavra segundo a sua distribuição sintatica e morfologica.

Contudo, a classificação tradicional é apontada por linguistas como sendo inconsistente ou inadequada para o português de hoje (e para a maior parte das línguas a que é aplicada). Bagno, por exemplo, aponta o fato de a classe dos pronomes ser formada por palavras que se comportam de modo sintaticamente diverso e deixar de incluir outras com comportamento parecido ao de alguns de seus subgrupos


A melhor resposta!
2014-04-24T17:27:58-03:00
Substantivo; substantivo de 2 numeros; substantivos de dois gêneros; substantivos sobrecomuns 
verbo
adjetivo
adjetivo de dois gêneros
adjetivos de dois gêneros e substantivos de dois gêneros
Artigo
Artigo definido
Artigo Indefinido 
pronome
pronome pessoais
pronome possessivos 
pronome demonstrativo
pronome relativo 
pronome indefinido
pronome interrogativos
Numeral

1 5 1