Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-24T19:23:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Canudos era um pequeno povoado no sertão da Bahia, constituído basicamente de ex-escravos e sertanejos que fugiam da fome e da opressão dos coronéis daquela época. Com o crescimento do povoado as autoridades locais(Coronéis e igreja Católica) ficaram amedrontadas e temendo perder as suas forças políticas ou um golpe dos sertanejos contra a república, decidiram atacar o Povoado Canudos.
3 4 3
2014-04-24T20:47:54-03:00
Complementando a resposta anterior e especificando as guerras:
Foram três batalhas: 
A primeira Canudos venceu pois conheciam muito bem o local e tinham como armar estrategias, além do mais os soldados duvidaram da possibilidade de derrota, já que os seguidores de Antônio Conselheiro mal possuíam armas, com isso enviaram um número pequeno para o combate.
Na segunda a vitória se repete porém com maior dificuldade. 
Na terceira não houve piedade, foi um verdadeiro massacre, alguns intitulam de genocídio. Mataram todos que estavam em Canudos. A obra "Os sertões" de Euclides da Cunha retrata muito bem essas batalhas. Inclusive cita que no fim do massacre sobraram apenas quatro homens, sendo um deles um idoso e outro uma criança armada, eles lutaram até o fim por sua causa e foram mortos sem desistir dela.