1- Resolva :

A) Qual o número atômico de um átomo que possui 57 nêutrons e número de massa ( A) 101?

B) Um átomo neutro possui número atômico(Z) igual a 19 e número de massa(A) igual a 39. Quantos nêutrons e quantos elétrons possui esse átomo?

C) Um átomo X possui 8 nêutrons e seu número atômico( Z) vale 8. Sabendo que esse átomo é isótopo de Y, Que possui número de massa 18, qual o número de nêutrons do átomo Y?

2

Respostas

2014-04-24T21:08:45-03:00
1) A=P+N
Z=P
101=Z + 57
Z= 101-57
Z=44

2) A=P+N
39=19+N
N=20
e=19 porque Z=P=e

3) Isótopos: mesmo Z=P=e
Ay=P+N
18=8+N
N=10
10 4 10
Me ajude em outra por favor :)
http://brainly.com.br/tarefa/521308
Está certo tem certeza?
A melhor resposta!
2014-04-24T22:04:02-03:00
1- A) A= Z + N
101 = 57 + Z
Z = 101 - 57
Z= 44


B) Ele possui 19 elétrons, pois o número de prótons é igual ao número de elétrons em um átomo neutro. Possui também 20 nêutrons, visto que sua massa é 39 e o número de nêutrons é dado pela diferença entre a massa atômica e o nº de prótons.

C) 18 - 8 = 10


6 4 6
Tem mais me ajude? http://brainly.com.br/tarefa/521308