Respostas

A melhor resposta!
2014-04-24T23:23:48-03:00

Os carboidratos têm funções estruturais da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de amido.
Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.

Lipídio é gordura, portanto alguns alimentos ricos em lipídios são: presunto, lingüiça, carnes gordas, manteiga, queijo amarelo, leite integral e requeijão. A falta desse composto no nosso corpo pode resultar em raquitismo e o excesso pode resultar em doenças cardiovasculares.
Funções
Fonte energética
Fornecem mais energia que os carboidratos, porém, não são preferencialmente utilizáveis pela célula. Toda vez que a célula eucarionte necessita de uma substância energética, ela vai optar pelo uso imediato de uma glicose, para depois consumir os lipídeos.
Estrutural
Certos lipídios fazem parte da composição das membranas celulares, que são formadas pela associação de lipídios e proteínas.Os mais importantes são: os fosfolipídios e o colesterol.
Isolante térmico
Auxiliam na manutenção da temperatura dos animais endotérmicos, por meios de uma camada de tecido denominado hipoderme, a qual protege o individuo contra as variações de temperatura mantendo a homeostasia corporea.
Proteção mecânica
A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamiferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.
5 3 5
2014-04-24T23:46:42-03:00
Tantos os Carboidratos como os lipídios tem a função energética em comum. Os carboidratos são maiores fontes energéticas que os lipídios,pois os carboidratos são 
açúcares e os lipídios são gorduras.  
8 4 8