Respostas

2014-04-25T00:14:13-03:00
A peste negra foi uma doença adquirida primeiro com a falta de higiene, segundo com o contato com os ratos, uma vez que a Igreja Católica abominava gatos que eram sinais de "bruxaria", e terceiro porque na época a alimentação era escassa e a imunidade das populações europeias era baixa.
2014-04-25T23:04:00-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Sua questão é bastante interessante e remete um pouco à pré-história em razão de que a domesticação de animais social e a falta de higiene no contato com esses animais contribuiu para que doenças dessas espécies passassem para os seres humanos, adquirindo, posteriormente, a capacidade de passar de pessoa a pessoa, gerando as primeiras epidemias.

Esse é o histórico do surgimento da gripe, do sarampo, da caxumba, da tuberculose, dentre outras doenças.

A peste negra foi auxiliada pelos maus hábitos de higiene, resultando na disseminação e crescimento do número de ratos nas cidades da Idade Média na Europa. Eles estavam em todos os locais da cidade, haja vista que o lixo era jogado pelos cantos, sem uma coleta adequada, fornecendo alimento farto para os roedores, que eram hospedeiros das pulgas transmissoras da peste negra.

Muitas pessoas atribuíram uma causa divina à peste negra, supondo relacionar-se a um castigo de Deus sobre as pessoas pelos pecados que elas haviam cometido. A economia se desestruturou, com muitas pessoas morrendo as terras já não eram adequadamente cultivadas, promovendo a falência do sistema feudal. Muita gente acreditava que era o fim do mundo. Todos tentavam se prevenir da doença, mas como não conheciam a forma como se adquiria a enfermidade. Outros ficavam orando em busca de salvação. A grande maioria, no entanto, morreu.

Na atualidade, as doenças que atemorizam a humanidade, eu inclusive, são as gripes de animais que se adaptam ao organismo humano, gerando, por exemplo, as já conhecidas gripe suína, gripe aviária, dentre outras. Outro grande receio está na criação de vírus e bactérias por bioterroristas, de modo que houvesse a morte de um grande número de pessoas, colocando um fim à civilização como a que conhecemos. Outra possibilidade está nas infecções por bactérias resistentes aos antibióticos, de modo que não tenhamos remédios para enfrentá-las.

Nesse sentido, é um perigo real e grave, para o qual a humanidade ainda não está preparada para lidar. Um evento assim seria a destruição de nosso jeito de viver.

Sugiro que veja os vídeos "  A Peste Negra idade média  ", "  BBC - Pandemia  ", e o  Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  " para completar essa explicação, encontrados facilmente no you..tube.

Bons estudos!
1 5 1