Respostas

2014-04-25T02:32:13-03:00
Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas. 

O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. 

Esta prática está registada na história da humanidade através de muitos exemplos de impérios que se desenvolveram e, em muitos casos, foram aniquilados ou substituídos por outros. No entanto, o conceito, derivado de uma prática assente na teoria econômica, só surgiu no início do século XX.
2014-04-25T03:00:33-03:00
Política européia, principalmente, de expansão política, militar, econômica e cultural sobre países militarmente mais pobres, como os da África e Ásia. Além disso, buscava-se apropriar-se de quaisquer riquezas que houvesse no país (mineral ou vegetal) . Essa política ocorreu a partir do século XIX e por muito tempo no século XX. Foi uma forma de substituir a fonte de lucro dos países da América, pois aos poucos conquistavam a independência. Essa política foi geradora de concorrência acirrada entre as nações européias, dando início mais tarde às 2 guerras mundiais e a outros conflitos tão sangrentos quanto, em diversas partes do mundo.