Respostas

2014-04-25T11:00:17-03:00
O Valor de x é igual -9 sobre 2
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-25T11:12:50-03:00
Pois bem, neste caso como temos uma igualdade fazemos o calculo do meio pelo extremos e arrumamos a expressão.

                           x - 1  =  3x + 1
                           ____   ×   ______
                               4          20

                         20( x - 1) = 4( 3x + 1)
                           20x - 20 = 12x + 4
                           20x - 12x = 4 + 20
                                   8x = 24
                                   x = 24/8
                                     x = 3
 ou Então vc pode resolver achando o mmc de 4 e 20
              
                   5(x-1)          =    3x + 1
              ___________        ____________
                       20                          20

         5( x - 1) = 3x + 1
         5x - 5 = 3x + 1
         5x - 3x = 1 + 5
         2x = 6
         x = 6/2
         x = 3

1 5 1