(F. M. Bragança – SP) – Se, em um certo planeta, uma esfera cai livremente, a partir do repouso, de uma altura de 128 m e leva 8,0 s para percorrer essa distância, quanto vale, nas circunstâncias consideradas, a aceleração da gravidade local?

a) 1,0 m/s2

b) 2,0 m/s2

c) 3,0 m/s2

d) 4,0 m/s2

e) 10 m/s2

Quero com calculos Por Favor!!

2

Respostas

2014-04-25T20:37:45-03:00
Super simples:
A partir do repouso: Vo = 0
Δh = 128m (variação de altura)
Δt = 8 (variação de tempo)

Lembre-se:
S = So + Vot +  \frac{1}{2} a t^{2}

Temos também:
ΔS = Δh
Aceleração da gravidade = Aceleração
g = a

Solução:
h = Vot +  \frac{1}{2} a t^{2} &#10; \\ &#10;128 = 0.8 +  \frac{1}{2} a. 8^{2} &#10; \\ &#10;128 = 0 +  \frac{1}{2} a.64&#10; \\ &#10;128 =  \frac{1}{2} .64a&#10; \\ &#10;128 = 32a&#10; \\ &#10; \frac{128}{32}  = a&#10; \\ &#10;a = 4m/s ao quadrado</span><span><span></span>&#10;


Não esqueça de avaliar :)

d)

2 4 2
A melhor resposta!
2014-04-25T20:38:43-03:00
Utilizaremos a equação S=So+Vo.t+a.t²/2 :
[Dados: So=0 ; Vo=0 ; t= 8,0s ; S= 128m]
128=0+0.8+a.8²/2
128=a.8²/2
128=a.64/2
128=32a
128/32=a
4 m/s²=a
Alternativa d)4,0 m/s²
2 4 2