Duas cargas elétricas puntiformes q1 2 μc e q2 8 μc são fixadas nos pontos a e b,separados de uma distância de 3m. Uma carga eletrica q3 = 4μ é colocada num ponto de segmento ab a uma distancia de 1m da carga q1. Considere somente a ação de forças eletricas. Determine, nessas condições:
A) a intensidade da força que q1 exerce sobre q2;
B) a intensidade da força que q1 exerce sobre q3;
C) a intensidade da força que q2 exerce sobre q3;
D) a intensidade da força resultante sobre a carga q3.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T20:40:18-03:00
Ja foi respondida, haha ! (:
11 4 11
a) Fe = 9x10^9x2.10^-6x8.10^-6/3²

Fe = 9x10^9x2.10^-6x8.10^-6/9

Fe = 2.8x10^9-12

Fe = 16x10^-3 > Fe1,2 = 1,6x10^-2

b) Fe = 9x10^9x2.10^-6x4.10^-6/1²

Fe = 9.2.4x10^9-12

Fe=72x10^-3 > Fe1,3 = 7,2x10^-2
c) Fe = 9x10^9x8.10^-6x4.10^-6/2²

Fe = 9x10^9x8.10^-6x4.10^-6/4

Fe = 9.8x10^9-12

Fe = 72x10^-3 > Fe 2,3 = 7,2x10^-2

d) Fr = F1,3-F3,2

Fr = 7,2X10^-2 - 7,2X10^-2

Fr = 0
2014-04-25T21:30:13-03:00
Formula => F= \frac{ K. Q_{1} . Q_{2} }{ d^{2} }  

vácuo= 9. 10^{9}  \frac{N m^{2} }{ c^{2} }

a) teremos  F_{12}

 F_{12} =\frac{ 9. 10^{9} . 2. 10^{-6} . 8. 10^{-6} }{ 3^{2} }

resolvendo F_{12} = \frac{144. 10^{-3}  }{ 9 }
como ja temos a distancia em metros, é só elevar ao quadrado, 
resposta :F_{12} = 16. 10^{-3}  \frac{N}{C}

b)teremos  F_{13}

F_{13} = \frac{ 9.  10^{9} . 2. 10^{-6} . 4. 10^{-6} }{ 1^{2} }
resposta: F_{13} = \frac{ 72. 10^{-3}  }{ 1 } = .72. 10^{-3}  \frac{N}{C}

c) teremos: F_{23}

 F_{23} = \frac{ 9. 10^{9} 8. 10^{-6} . 4. 10^{-6} }{ 2^{2} }

a distancia de q1 ate q2 é 3m certo?
e de q1 a q3 é 1m, então a distancia de q2 ate q3 é 2m, segundo o desenho que eu fiz, 
resposta:F_{23} = \frac{288. 10^{-3} }{ 4 } = 72. 10^{-3}  \frac{N}{C}

d)Força resultante agente trabalha com a teorema de pitagoras,
em que  R^{2} =  x^{2} +  y^{2}
só vc colocar o valor da intensidade no lugar de x e y e resolver, e nao esqueça de tirar a raiz quadrada do valor, alias R^2 
este é o jeito que eu aprendi, acho que está correto sim. espero ter ajudado :)

6 5 6