Me ajudem pf !!
Ouro (Au) eo iodo (l²) são substancias sólidas nas condições ambientais
Comparando o tipo de ligação quimica existe em cada uma , é possivel prever qual apresenta maior ponto de fusão . Diga qual é e explique como chegou a essa conclusão

2

Respostas

2014-04-25T21:09:10-03:00
O ouro apresenta mais ponto de fusão, com 1063 °C 

Já o Iodo apenas apresenta 113,7 °C

você mesmo pode ver na tabela que mostra os pontos de fusão de todas as famílias e períodos.
8 4 8
A melhor resposta!
2014-04-26T02:50:56-03:00
O motivo, por que ouro é muito "maior" que o Iodo, isto é para sua molécula vencer a inércia precisa de mais energia ( aquecimento ) que a molécula de iodo. Quanto maior a massa molar, maior o ponto de fusão . O ouro é metálico . Ligação química forte, já o iodo está ligado pelas forças de van der waals, logo outra razão para que apresentem as diferenças nos seus P.F.
Dei os dois motivos .
Espero ter ajudado :)
3 5 3