As relações entre cultura, conhecimento e currículo oportunizam uma proposta pedagógica estabelecida a partir de re?exões sobre a diversidade cultural, tornando-a mais próxima da realidade (PARANÁ/DCEJA, 2006). O currículo não é neutro, ou seja, caracteriza-se por ser formal, mas podendo haver questionamentos e reflexões pautadas nas diferentes dimensões do conhecimento.Considerando o enunciado acima, avalie as afirmações a seguir:I - Deve-se buscar adaptar o tempo escolar aos interesses e necessidades dos alunos da EJA, organizar o currículo na intenção de possibilitar-lhes uma aprendizagem que se caracteriza pela adaptação.II - Os saberes trabalhados na EJA devem convergir na leitura de mundo por parte de seus sujeitos. Para isso, a mediação entre sujeito e conhecimento torna-se fundamental. Essa perspectiva de trabalho propicia o acesso à cultura.III - Os educadores que atuam na EJA devem almejar sempre os conhecimentos que contemplem o universal e o particular, valorizar a cultura escolar como o bem maior, que possibilita nova visão de mundo.IV - Pensar os conteúdos curriculares significa transcender o que está no plano do particular. O conhecimento aprendido na Educação de Jovens e Adultos necessita ser compreendido em termos políticos, econômicos, cientí?cos, ético-sociais, dentre outros, o que contribui para a formação da consciência histórica e política dos educandos.É correto apenas o que se afirma em:ALTERNATIVASI, II e III.I, II e IV.II, III e IV.II e IV.III e IV.

1

Respostas

2014-04-25T22:15:54-03:00
Alternativa correta I, II e IV