Conversando com Maria, João tomou conhecimento de algumas iniciativas implementadas pela escola SESC. Maria explicou-lhe que as torneias convencionais trabalham com uma vazão de aproximadamente 10L/min, enquanto as torneiras com temporizador utilizam o mecanismo arejador, que diminui sua vazão para apenas 6L/min e, além disso, seu funcionamento fica limitado a 10 s em cada acionamento. Para estimar a economia representada por esses acessórios no campus da escola, João comparou o uso de uma torneira convencional que fica aberta por 1 mi, para que um estudante escove os dentes, com o de uma torneia temporizada que é acionada 4 vezes com essa mesma finalidade.
Por meio das análises feitas por João, é possível concluir que as torneiras temporizadas oferecem uma economia de água de aproximadamente:

a. 30%
b.40%
c. 50%
d.60%
e. 70%

2

Respostas

2014-04-26T14:53:47-03:00
C=10l/min   t=6l/min
t=4*10s=40segundos
6l=====60
x=====40 x=240/60   x=4 litros em 40 segundos dentro de 1 minuto
torneia convencional 10litros num  minuto
torneia temporizada  4 litros num minuto
10=====100% convencional
4======x  x=400/10   x=40% temporizada
100-40= 60% de economia
espero ter ajudado
A melhor resposta!
2014-04-26T14:56:45-03:00
Vazão da torneira convencional: 10L/min
Vazão da torneira temporizada 
6L/min 
-------------------------
- No teste, a convencional fica aperta durante 1min, logo gastou 10L.

- A temporizada foi acionada 4x. Acionando 1x ela fica aberta 10 segundos, portanto 4x ficará 40s aberta. Se em 60 segundos ela gasta 6L, em 40 segundos será 40 x 6/60 = 40/10 = 4L

Logo a economia que a temporizada traz é de 10L - 4L = 6L
Colocando sob fração, teremos uma economia de 6/10
Transformando em porcentagem teremos 60/100 = 60%
1 5 1