agr entendi
Luciano, realmente não dá para responder por bug do site. Mas se você conseguir estas duas expressões: "x-(2x/9) = y" e "y-(3y/7) = 8" você consegue chegar no resultado.
*conseguir resolver
no caso . resolver isso com sistemas de equações ?
Ele usou duas variáveis para determinar o valor , primeira vez que vejo isso.

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-26T15:03:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos lá, agora deu certo. O segredo deste exercício, e qualquer outro de matemática, é saber montar o problema. Vamos ver as situações:

Situação 1 - Num primeiro momento, a senhora tinha um valor "x" na bolsa. Mas acabou gastando em frutas, 2/7 daquele valor. Assim, gastando este valor, ela ficou com um outro valor que ainda não conhecemos, que chamamos de "y". Desta análise podemos tirar a expressão:

\boxed{x-\frac{2x}{9}  = y}


Situação 2 - Agora ela tem um novo valor "y" e gasta 3/7 deste valor, ficando com apenas R$8,00. Daí sai a expressão:

\boxed{y-\frac{3y}{7} = 8}

Agora é como se fosse um sistema. Você resolve a primeira e substitui na segunda:

x-\frac{2x}{9} = y
\\\\
\frac{x^{\times 9}}{1_{\times 9}}-\frac{2x}{9} = y
\\\\
\frac{9x}{9}-\frac{2x}{9} = y
\\\\
\boxed{y = \frac{7x}{9}}


Substituindo na segunda:

y-\frac{3y}{7} = 8
\\\\
\frac{7x}{9}-\frac{3 \cdot (\frac{7x}{9})}{7} = 8
\\\\
\frac{7x}{9}-\frac{\frac{21x}{9}}{7} = 8
\\\\
\frac{7x}{9} - \frac{21x}{63} = \frac{8}{1}
\\\\
MMC=63
\\\\
\frac{7x^{\times 7}}{9_{\times 7}} - \frac{21x}{63} = \frac{8^{\times 63}}{1_{\times 63}}
\\\\
\frac{49x-21x}{\not63} = \frac{504}{\not63}
\\\\
49x-21x = 504
\\\\
28x = 504
\\\\
x = \frac{504}{28}
\\\\
\boxed{\boxed{x = 18}}


Portanto a senhora saiu de casa com R$18,00.

Não sei se pelo celular você conseguirá visualizar a resposta que está na forma de fórmulas matemáticas. Caso não consiga ver, acesse o site de um computador ou notebook.
3 5 3
eu ja visualizei sim. so precisava da noção mesmo. obg
2014-04-26T15:30:42-03:00
Tenho o costume de equacionar o exercício  

1° Momento → A mulher gasta 2/9 de uma quantia x 

 \boxed{\frac{2x}{9}}

2° momento → Gasta 3/7 do resto x

Veja que o resto é 7/9 agora é só determinar quanto vale 3/7 de 7/9

 \frac{\not7*3}{9*\not7}= \frac{1x}{3}

Ela gastou 1/3 de x

\boxed{ \frac{1x}{3} }


3° Momento sobram 8 reais

\boxed{8}


Sei que a soma dos três momentos é igual a uma quantidade x

Agora equaciona 

 \frac{2x}{9}+ \frac{1x}{3}+8  =x

 \frac{2x+3x-9x}{9}=-8\\
\\-4x=-72~~(-1)

x= \frac{72}{4}

\boxed{\boxed{x=18~reais}}